Skip to content
procrastinação-educação-covid

Procrastinação

Como otimizar o tempo e cumprir às tarefas neste período de pandemia? 

Nos últimos tempos, a população passou a conviver com uma realidade nada comum no dia a dia, o distanciamento social. Com esse novo formato foi preciso enxergar o mundo por outra perspectiva e adaptar-se a uma nova rotina. As aulas passaram a ser em casa e os encontros do trabalho por videoconferências. Diante deste cenário, o maior desafio para muitos está sendo o de cumprir os prazos para realizar as tarefas, aprender uma nova habilidade e enfrentar a procrastinação.  

Mas, o que é procrastinação? 

A palavra procrastinação tem origem do latim procrastinare e significa adiar, protelar um assunto para o dia seguinte. Hoje, usamos para as situações em que não realizamos as atividades que nos comprometemos a fazerquando buscamos constantemente o adiamento de algo ou quando a demoramos e atrasamos para finalizar as tarefas. Neste período de distanciamento socialcom o trabalho e o estudo em casa, somos propensos a procrastinarmos mais e deixar alguns afazeres importantes de lado. Muitas vezes nos distraímos, desanimamos ou simplesmente temos alguma dificuldade na atividade proposta e desistimos 

Com essa forma de encarar os deveres do cotidiano, vamos atrasando o que deveria ser entregue e colocando em jogo a confiança que as pessoas depositam em nós.  

Para cumprir essas atividades rotineiras, é preciso desenvolver algumas habilidades para que seja possível realizar os desafios do dia a dia, sejam eles na vida profissional ou escolar.   

O professor e palestrante Leandro Karnal fez uma provocação com relação a este tema na live Escola #EmFamília da Conexia Educação: “Se não for agora, quando será, se não for eu quem será?” 

Clique aqui para assistir a live no canal da Conexia Educação no youtube

Partindo dessa reflexão, destacamos a você internauta duas competências socioemocionais que são fundamentais neste processo e que vão ajudaa evitar a interrupção das atividades ou adiamento das mesmas, são elas: persistência e organização. 

De acordo com o Instituto Ayrton Senna, a persistência é quando superamos obstáculos para atingir objetivos importantes, persistindo e terminando as ações planejadas. A ênfase em completar tarefas já iniciadas, em vez de procrastinar ou desistir. Está relacionado a conceitos de perseverança e esforço. 

Ainda segundo o Instituto, organização é outra competência importante para ajudar a evitar a procrastinação, ela diz respeito ao fato de ser eficiente, apresentável, pontual e sermos organizados em relação a vários deveres da vida, seja no ambiente escolar ou profissional. Desenvolver essa habilidade socioemocional é ser capaz de respeitar o próximo cumprindo com as entregas no prazo e fazer as atividades do dia a dia com efetividade. 

Algumadicas de organização para ter sucesso no seu dia a dia:  

– Tenha uma agenda e/ou um calendário por perto para registrar as tarefas que devem ser cumpridas; 

– Utilize um planner online para colocar as atividades e sempre receber um alerta quando o prazo de entrega estiver chegando; 

– Estipule horários para realizar as tarefas, 

  • Exemplo: 

Vida profissional: acorde cedo, troque o pijama por uma roupa confortável, e coloque limites de horários para realizar as demandas do trabalho; 

 Vida escolar: organize a rotina um dia anterior, acorde cedo, estabeleça horários para fazer as atividades, tenha uma mesa de estudos limpa e organizada.  

Como você está cumprindo as tarefas neste período de quarentena? Vamos deixar a procrastinação de lado e focar para realizar as atividades? 

 My Life 

My Life – Educação Socioemocional, marca da Conexia Educação, em parceria pedagógica do Instituto Ayrton Senna, tem como objetivo promover a construção de um projeto de vida saudável para adolescentes do Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio, por meio do desenvolvimento de competências socioemocionais e conteúdos ampliados para educação bilíngue. Possui conteúdo 100% alinhado à BNCC (Base Nacional Comum Curricular), principalmente ao que se refere ao desenvolvimento das competências gerais. E todo embasamento científico que apenas o Instituto Ayrton Senna, organização reconhecida como cátedra UNESCO para Educação e Desenvolvimento Humano pode fornecer. Com uso de metodologias ativas e conteúdos multidisciplinares, interdisciplinares e bilíngues, trabalha aspectos como projeto de vida, valores, colaboração, capacidade de resolver problemas e criatividade.  

CATEGORIAS